segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mitologicamente corretas - Afrodite

      Afrodite é a deusa do amor, da sexualidade e da beleza na mitologia grega. Sua equivalente na mitologia romana é a deusa Vênus. De acordo com a Teogonia, ela nasceu quando Crono cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite. Por sua beleza, os outros deuses temiam que o ciúme pusesse um fim à paz que reinava entre eles, dando início a uma guerra; por este motivo Zeus a casou com Hefesto, que não era visto como uma ameaça.
      Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares quanto mortais como Anquises.
      O nascimento de Vênus, de William-Adolphe Bouguereau.


              O casamento
       Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, pois, tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam brigando o tempo todo pelos seus encantos, enquanto a mesma desprezava a todos, como se nada fosse. Como vingança e punição, Zeus fê-la casar-se com Hefesto, (segundo Homero, Afrodite e Hefesto se amavam, mas pela falta de atenção, Afrodite começou a trair o marido para melhor valorizá-la) que usou toda sua perícia para cobrí-la com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico do mais fino ouro, entrelaçado com filigranas mágicas. Isso não foi muito sábio de sua parte, uma vez que quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir a seus encantos.  
             Filhos
       Afrodite teve filhos, dentre eles Hermafrodito (com Hermes), Eros (com Hefesto), Anteros (com Ares), Fobos, Deimos e Harmonia (com Ares), Himeneu, (com Apolo), Príapo (com Dionísio), Eryx (com Poseidon) e Eneias (com Anquises). Os diversos filhos de Afrodite mostram seu domínio sobre as mais diversas faces do amor e da paixão humana.
      Afrodite sempre amou a alegria e o glamour, e nunca se satisfez em ser a esposa caseira do trabalhador Hefesto. Afrodite amou e foi amada por muitos deuses e mortais. Dentre seus amantes mortais, os mais famosos foram Anquises e Adônis, que também era apaixonado por Perséfone (Medusa), que aliás, era sua rival, tanto pela disputa pelo amor de Adônis, tanto no que se diz respeito de beleza. Vale destacar que a deusa do amor não admitia que nenhuma outra mulher tivesse uma beleza comparável com a sua, punindo (somente) mortais que se atrevessem comparar a beleza com a sua, ou, em certos casos, quem possuísse tal beleza. Exemplos disso é Psiquê e Andrômeda.
      Nascimento de Vênus, por Sandro Botticelli


Fonte: Wikipedia                                                
                                                                           Até o próximo post.

Um comentário:

  1. Olá Pray,

    Muito obrigada por tua visita !! Teu Blog é excelente. Temas muito bons. Gosto por demais de Mitologias, como a Grega e Celta.

    Fiquei feliz com o que escreveu sobre Kurt. E principalmente, porque oras por ele.

    Sim, Kurt merece estar junto à Luz Divina. Todos nós precisamos nos esforçar cá na Terra, para merecê-la.

    Meu Blog busca mostrar o melhor de Kurt, sempre tão ofuscado por sua vida conturbada e sofrida.

    Tu és uma grande fan dele, por certo. E ele, muito feliz há de estar, em saber que existem pessoas como ti. Que o amam, valorizam-no como profissional e pessoa. E o melhor, que oram por ele.
    Parabéns por teu trabalho!!
    Abençoado Ano Novo a ti e aos teus !!

    Com Amor,
    Gueeva

    ResponderExcluir